25.3 C
Manaus
31 de julho de 2025
DestaquesEconomia

Temores de recessão com tarifaço de Trump elevam o dólar a R$ 5,90

Os temores de uma guerra comercial ampla aumentam

© Valter Campanato/Agência Brasil

O dólar começou a semana em alta, refletindo, assim, o receio dos investidores sobre os planos tarifários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os temores de uma guerra comercial ampla aumentam, o que poderia, consequentemente, elevar a inflação global e provocar uma recessão em diversos países. Por volta das 9h30, o dólar estava cotado a R$ 5,90; além disso, às 10h30, a alta persistia na mesma cotação.

Na quarta-feira, 2, Trump apresentou um plano em que propôs uma tarifa de 10% sobre todas as importações norte-americanas. Além disso, haveria taxas “recíprocas” mais altas para os países que apresentassem desequilíbrio comercial em relação aos EUA.

As taxas anunciadas foram superiores ao esperado, o que, por sua vez, não estimulou negociações bilaterais, conforme os agentes financeiros haviam antecipado. Até o momento, China, União Europeia e outros países optaram pela retaliação.

Trump declarou no domingo que não pretende negociar com a China sem antes resolver o déficit comercial dos EUA. Ele, portanto, minimizou a reação dos mercados às suas ações.

Enquanto isso, as preocupações sobre a atividade econômica global levam os investidores a buscar ativos seguros. Nesse contexto, eles se voltam para títulos governamentais, metais preciosos e moedas fortes, o que prejudica ativos de países emergentes, como o Brasil.

O índice do dólar, que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas, subiu 0,27%, atingindo 102,880. Além disso, a moeda dos EUA também avançou em relação ao real, peso mexicano, rand sul-africano e peso chileno.

No Brasil, analistas consultados pelo Banco Central na pesquisa Focus mantiveram suas projeções para a inflação e o crescimento. Ademais, as expectativas para a taxa de juros em 2025 e 2026 também permaneceram inalteradas.

Leia mais

Homem que dopava filha e neta para estuprá-las é preso no bairro São José

Matheus Valadares

VEJA: Homem é perseguido na comunidade Parque São Pedro e executado na frente do filho

Matheus Valadares

Casal morre após passar dias consumindo bebida e drogas no bairro Educandos

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!