16 de setembro de 2025
DestaquesMundo

Terremoto de magnitude 8,8 atinge o extremo oriente da Rússia e provoca tsunamis no Pacífico

Severo-Kurilsk foi inundada após quatro ondas de tsunami; milhões foram evacuados em diversos países da bacia do Pacífico

O terremoto de magnitude 8,8, considerado o mais poderoso da região em quase 73 anos, atingiu o extremo oriente da Rússia nesta quarta-feira (30). O tremor teve epicentro na costa de Petropavlovsk, na Península de Kamchatka, a uma profundidade de 20,7 km, conforme informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O forte abalo provocou tsunamis em diversos países da bacia do Pacífico, com destaque para a cidade russa de Severo-Kurilsk. Ela sofreu uma inundação após quatro ondas atingiram a cidade, segundo o prefeito do distrito das Ilhas Kuril do Norte, Aleksander Ovsianikov.

Alerta global e evacuações

Os governos orientaram mais de 2 milhões de pessoa a evacuar áreas costeiras no Japão, Rússia e Havaí. Também houve emissões de alertas de tsunami  em países como China, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia, Peru e México.

Além disso, o Chile decretou alerta vermelho em toda sua faixa litorânea, com a retirada de cerca de 1,5 milhão de pessoas para áreas elevadas.

Apesar da magnitude elevada, o governo russo informou, ao fim do dia, que não houve vítimas fatais. No entanto, o Kremlin alertou que réplicas sísmicas de até magnitude 7,5 ainda podem ocorrer nos próximos dias.

Epicentro e atividade vulcânica

O terremoto, um dos mais fortes já registrados na região, fez o vulcão Klyuchevskoi – o mais alto da Eurásia – entrar em erupção. De acordo com o Serviço Geofísico da Rússia, foi registrada a emissão de lava incandescente, explosões e um brilho intenso acima da cratera.

Sismólogos britânicos afirmaram que a sequência de tremores secundários pode durar cerca de um mês, com possibilidade de réplicas superiores a magnitude 8. Segundo os especialistas, os danos foram minimizados devido à localização do epicentro, situado em uma área remota e pouco povoada de Kamchatka, caracterizada por florestas, vulcões e platôs.

 

Leia mais

Casal assalta academia e bandido morre após colisão no bairro Alvorada

Matheus Valadares

Três carros colidem e causam congestionamento no bairro Adrianópolis

Matheus Valadares

Vídeo mostra acidente fatal de motociclista por app no Armando Mendes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!