25 de dezembro de 2025
DestaquesPolítica

Toffoli nega pedido da PGR e mantém acareação no caso Banco Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli rejeitou um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para suspender a acareação entre investigados no caso envolvendo o Banco Master. Portanto, Toffoli manteve a audiência marcada para a próxima terça-feira (30).

A decisão ocorreu após Toffoli determinar, na quarta-feira (24), a realização da acareação entre Daniel Vorcaro, sócio do Banco Master, o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino. Os depoimentos serão colhidos por videoconferência.

A audiência integra a investigação sobre supostas fraudes financeiras que movimentaram cerca de R$ 17 bilhões. O valor envolve a emissão de títulos de crédito considerados irregulares. O inquérito é conduzido pela Polícia Federal desde 2024 e faz parte da Operação Compliance Zero, deflagrada em novembro de 2025.

Durante a operação, a polícia prendeu Vorcaro no Aeroporto de Guarulhos (SP). A captura ocorreu um dia após a Fictor Holding Financeira anunciar a intenção de adquirir o Banco Master, que passou por liquidação extrajudicial. Além disso, as autoridades detiveram outros quatro sócios, mas a Justiça os liberou depois e eles respondem em liberdade. Todavia, eles estão sob uso de tornozeleira eletrônica e seguindo restrições judiciais.

O processo tramita sob sigilo no STF, após Toffoli acolher pedido da defesa de Vorcaro para que houvesse a transferência do caso para a Justiça Federal em Brasília para a Corte Suprema. A mudança ocorreu devido à menção a um deputado federal e isso atraiu a competência do STF por foro privilegiado.

 

 

 

 

Leia mais

Atenção Primária em Manaus supera 2,2 milhões de receitas atendidas em 2025

Matheus Valadares

Morre aos 81 anos Dona Anita, mãe do cantor Bruno, da dupla Bruno & Marrone

Matheus Valadares

Michelle Bolsonaro aborda traições em fala religiosa durante o Natal

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!