Um torcedor do Santos fez um gesto imitando um avião após a derrota do clube por 4 a 2 para a Chapecoense, na noite desta quarta-feira (28). As imagens rapidamente se espalharam pelas redes sociais e provocaram revolta entre torcedores dos dois times.
A interpretação do gesto veio como uma provocação relacionada ao acidente aéreo envolvendo a Chapecoense. O acidente aconteceu em 29 de novembro de 2016, que resultou na morte de 71 pessoas. O avião transportava jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas para a partida de ida da final da Copa Sul-Americana. O jogo aconteceria na Colômbia, e o avião caiu nas proximidades de Medellín.
A repercussão foi imediata nas redes sociais. Em uma publicação no Instagram que compartilhou o vídeo, um usuário comentou: “Inacreditável como existem indivíduos desprezíveis”. Diversos internautas classificaram o gesto como desrespeitoso e ofensivo à memória das vítimas da tragédia.
Em 2018, a Aeronáutica Civil da Colômbia concluiu que o acidente ocorreu devido à insuficiência de combustível para o trajeto entre Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e Medellín.
Até a publicação desta reportagem, o torcedor do Santos envolvido no episódio não havia sido identificado. Procurados, Santos e Chapecoense não responderam às tentativas de contato.
