10 de novembro de 2025
BrasilDestaques

Tornados inéditos no Sul do Brasil deixam rastro de destruição e coincidem com abertura da COP-30

Nos últimos anos, fenômenos meteorológicos extremos com ventos de alta intensidade têm se tornado mais frequentes em várias partes do planeta. Mesmo assim, especialistas consideram inédita a série de tornados registrada na sexta-feira (8) no Paraná e em Santa Catarina. O fenômeno ocorreu às vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), em Belém (PA).

Segundo órgãos estaduais, seis tornados se formaram quase simultaneamente, atingindo as cidades de Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, no Paraná, e Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina.

O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, afirmou:

“Não é incomum termos tornados no Sul do Brasil, mas em 32 anos de existência do Simepar, este foi o mais intenso já registrado”.

Ele destacou que nunca houve registros de vários tornados de tamanha magnitude em um único dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que uma frente fria gerou a instabilidade atmosférica que originou os fenômenos. Além disso, houve intensificação devido a um ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul e avançou para o oceano.

Desse modo, o órgão ressaltou que estudos complementares deverão confirmar se realmente houve múltiplos tornados independentes.

Em Rio Bonito do Iguaçu, município de cerca de 14 mil habitantes, um tornado de categoria F3 na Escala Fujita alcançou ventos entre 300 e 330 km/h, destruindo cerca de 90% da área urbana. Cinco pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas. Além disso, houve o registro de outro óbito em Guarapuava.

Os tornados, formados por colunas de ar giratórias que descem das nuvens em direção ao solo, costumam durar poucos segundos, mas têm enorme poder destrutivo. Eles se diferenciam de outros fenômenos, como o downburst, em que o vento desce e se espalha horizontalmente ao atingir o solo, e dos vendavais, que provocam danos pontuais e menos intensos.

Esses eventos reforçam os alertas sobre os efeitos das mudanças climáticas e a necessidade de políticas globais eficazes — tema central da COP-30, que reúne lideranças políticas, cientistas e ambientalistas em Belém.

 

Leia mais

Jovem que morreu em Novo Aripuanã havia se formado em administração recentemente

Matheus Valadares

Ladrão atira e faz a limpa durante a assalto a mercadinho em Manacapuru

Matheus Valadares

Manaus entra em estado de atenção devido às fortes chuvas e ventos nesta segunda-feira (10)

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!