Nove trabalhadores ficaram à deriva após o naufrágio de duas canoas no rio Solimões, entre os municípios de São Paulo de Olivença e Benjamin Constant, no interior do Amazonas. O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (23).
O grupo seguia viagem pela localidade da roça do Bom Pastor, com destino à região de Teresina. De repente, um forte temporal, com ventos intensos e correnteza forte, derrubou as embarcações. Todos os trabalhadores atuavam na construção de uma escola na comunidade.
Após o acidente, as vítimas tentaram se segurar em objetos flutuantes ou nadando em direção a outra embarcação que passava pela área. Felizmente, eles receberam o resgate de uma tripulação do F/B Banzeiro, que navegava próximo ao local no momento da ocorrência.
“Eles estavam um pouco à frente da nossa embarcação. Quando percebemos a situação, diminuímos a velocidade e vimos as canoas afundando. A tripulação reagiu rapidamente para ajudar”, relatou um dos tripulantes do Banzeiro.
Por fim, a tripulação encaminhou as embarcações e os trabalhadores em segurança até a margem. Todavia, as autoridades locais ainda não informaram haverá uma investigação sobre as condições das canoas, uso de equipamentos de segurança ou eventuais alertas climáticos que poderiam ter sido emitidos antes da travessia.
