9 de janeiro de 2026
BrasilDestaques

Traficante FB é condenado a 225 anos por abater aeronave da PM

A Justiça do Rio de Janeiro condenou o traficante Fabiano Atanásio da Silva, conhecido como “FB”, a 225 anos de prisão pelo ataque contra um helicóptero da Polícia Militar, ocorrido em 2009. Na ocasião, a aeronave foi derrubada a tiros enquanto sobrevoava o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Três PMs que estavam a bordo morreram.

O julgamento de FB começou na manhã desta terça-feira (20), e encerrou no início da manhã desta quarta (21), após cerca de 22 horas. O 3º Tribunal do Júri considerou que o traficante foi o responsável por comandar a invasão ao morro.

Além da morte dos três policiais, Fabiano Atanásio da Silva foi condenado por seis tentativas de homicídio – outros três ocupantes do helicóptero sobreviveram, além de três PMs que estavam em solo – e por associação para o tráfico.

– Foi uma ação nefasta que se assemelha a um ato terrorista. O abate, simbolicamente, representa o poderio bélico da facção criminosa e atinge diretamente a população em geral – considerou a juíza Tula Corrêa de Mello.

A derrubada do helicóptero aconteceu na manhã de 17 de outubro de 2009. À época, a Polícia Militar atuava para tentar conter a invasão de traficantes do Comando Vermelho – liderados por FB – ao Morro dos Macacos, que era controlado pela facção Amigos dos Amigos (ADA).

FB participou do julgamento por videoconferência. Ele está preso no Presídio Federal de Catanduvas (PR). A defesa do traficante deverá recorrer da sentença.

Leia mais

Chaiany e Jordana protagonizam discussão nas Casas de Vidro

Matheus Valadares

FAF divulga arbitragem da 1ª rodada do Campeonato Amazonense 2026

Matheus Valadares

BBB 26: conheça os candidatos da Casa de Vidro da Região Norte

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!