28.3 C
Manaus
20 de agosto de 2025
DestaquesPolícia

Trans é impedida de usar banheiro feminino em academia de Manaus e vira caso de polícia

Polícia foi acionada e caso pode ser investigado como transfobia pela delegacia especializada

Imagem: Reprodução

Uma confusão com gritos e tumulto marcou a noite desta quinta-feira (3) na academia Live Fitness, localizada na Avenida das Torres, zona norte de Manaus. A artista visual indígena e mulher trans Maria do Rio Negro Kaxinawá afirma que não pôde usar o banheiro feminino.

De acordo com testemunhas, a situação começou quando Maria tentou entrar no banheiro e outras alunas a confrontaram. Elas alegaram desconforto com a presença dela, gerando um bate-boca generalizado. A Polícia Militar foi chamada para conter a confusão e garantir a segurança.

Ademais, duas pessoas envolvidas registraram boletins de ocorrência, sendo um por constrangimento ilegal e outro por possível crime de transfobia. A legislação atual, com base em decisão do Supremo Tribunal Federal, equipara esse tipo de conduta à Lei do Racismo.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Maria afirmou que a humilharam enquanto ela exercia seu direito de usar o banheiro. Segundo ela, o espaço é público, e ela se identifica e vive como mulher. O vídeo já teve milhares de visualizações e gerou apoio de ativistas e internautas.

A ocorrência está registrada na Delegacia Especializada em Crimes de Discriminação Racial e por Orientação Sexual (DECRDOS). A unidade vai apurar se houve crime de transfobia. Se confirmada, a ação pode levar à responsabilização criminal dos envolvidos.

Leia mais

Simaria posta foto sem roupa, causa alvoroço e apaga minutos depois

Matheus Valadares

Suposto ladrão leva ripadas e volta a cometer furtos no bairro Betânia

Matheus Valadares

Capitão da PM se envolve em polêmica após defender café de luxo criticado em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!