32.3 C
Manaus
13 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

TRE-AM confirma cassação do vereador Elan Alencar por fraude em cota de gênero

Elan Alencar ainda pode recorrer da decisão ao Segundo Grau do TRE-AM.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) confirmou, no sábado (11), a cassação do mandato do vereador Elan Alencar (DC). Ele se reelegeu nas eleições municipais de 2024. A decisão veio após o tribunal rejeitar os embargos apresentados pela defesa de uma candidata considerada “laranja” do partido.

A ação, movida pelo PSB, apontou que o Democracia Cristã (DC) cometeu fraude na cota de gênero, que exige que pelo menos 30% das candidaturas sejam femininas. Entre as irregularidades, a denúncia destacou o uso de Joana Cristina como candidata “laranja”. Ela estava inelegível à época.

Além disso, também houve o registro do ex-vereador Wallace Oliveira como mulher, e isso reduziu o número real de candidatas femininas.

Com a constatação da fraude, o TRE-AM determinou a anulação de todos os votos do DC e o cancelamento do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), o que resultou na perda do mandato de Elan Alencar.

O tribunal também determinou o recálculo da apuração eleitoral. Desse modo, há a possibilidade da ex-vereadora Glória Carratte (PSB), que ficou na suplência, volta à cadeira da CMM.

Elan Alencar ainda pode recorrer da decisão ao Segundo Grau do TRE-AM no prazo de três dias após a publicação. Caso o recurso não seja aceito, ele perderá imediatamente o cargo e os direitos políticos.

VEJA A DECISÃO AQUI

Leia mais

Renan Bolsonaro acusa governadores bolsonaristas de traição e covardia

Matheus Valadares

Vizinho estupra criança de 5 anos em Borba

Matheus Valadares

Idoso é atropelado ao tentar atravessar faixa de pedestres na zona sul de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!