1 de dezembro de 2025
DestaquesMundo

Trump confirma ligação com Maduro, mas evita revelar conteúdo da conversa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste domingo (30) que manteve uma conversa telefônica com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Todavia, ele não revelou o conteúdo do diálogo.

Questionado por jornalistas a bordo do Air Force One, Trump respondeu de forma breve:
“Não quero comentar sobre isso. A resposta é sim.” A declaração foi dada após ser indagado sobre um possível contato direto com Maduro.

Segundo o New York Times, os dois teriam falado ainda neste mês e discutido a possibilidade de um encontro em território norte-americano.

A confirmação da ligação surge em meio à combinação de discursos duros de Trump contra o regime venezuelano e movimentos paralelos que indicam abertura para negociações diplomáticas.

Espaço aéreo fechado

No sábado, Trump afirmou que o espaço aéreo da Venezuela deveria ser considerado “totalmente fechado”, sem fornecer detalhes. A fala gerou apreensão em Caracas, enquanto Washington intensifica a pressão sobre o governo Maduro.

Indagado se esse comentário sugeria ataques iminentes ao país, o presidente respondeu:
“Não tire conclusões sobre isso.”

O governo dos EUA avalia diferentes estratégias para lidar com o que Trump aponta como envolvimento de Maduro no tráfico de drogas que, segundo ele, afeta cidadãos americanos. O líder venezuelano nega qualquer participação nesse tipo de crime.

A agência Reuters informou que entre as opções em análise está a possibilidade de remover Maduro do poder. As Forças Armadas dos EUA já estariam preparadas para uma nova etapa de operações após um grande deslocamento militar no Caribe e meses de ações contra embarcações suspeitas de tráfico próximo à costa venezuelana. Trump também teria autorizado operações sigilosas da CIA no país.

Maduro e seus principais aliados não comentaram a conversa telefônica. Em entrevista coletiva neste domingo, Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional, evitou tratar do assunto e afirmou que sua fala se concentrava na investigação sobre os ataques norte-americanos a embarcações no Caribe.

 

Leia mais

Amazonas FC renova contrato com lateral Alyson para a temporada 2026

Matheus Valadares

Dupla é presa por matar homem em Manaus após bebedeira e dívida de R$ 4 reais

Matheus Valadares

Adélio Bispo apresenta piora mental e passa por nova perícia no presídio federal

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!