O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste domingo (9) uma mensagem polêmica em sua rede social Truth Social. Ele afirmou que destruíram a Floresta Amazônica para a construção de uma rodovia. A fala ocorreu um dia antes do início oficial da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30), que será realizada em Belém (PA).
“Eles destruíram a Floresta Amazônica no Brasil para a construção de uma rodovia de quatro faixas, para que ambientalistas pudessem viajar”, escreveu Trump. Além disso, o presidente declarou que o caso “se tornou um grande escândalo”.
Junto à postagem, Trump compartilhou um vídeo de quatro minutos da Fox News. Na ocasião, a reportagem apresentava um enviado da emissora a Belém, que acompanhará os preparativos da COP-30.
Na matéria, o canal norte-americano cita a Avenida Liberdade, uma das principais obras do governo do Pará para melhorar a mobilidade urbana durante o evento. O projeto atravessa a Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana (APA Belém) e passa nas proximidades do Parque Estadual do Utinga, o que tem gerado críticas de ambientalistas locais.
A reportagem publicada por Trump também menciona que, pela primeira vez desde 1992, os Estados Unidos não enviaram uma delegação oficial para participar de uma conferência da ONU sobre o clima. O repórter ainda destacou a queda nas vendas de carros elétricos e demissões em fábricas norte-americanas do setor. Isso apontou para um enfraquecimento das políticas ambientais do país.
Até o momento, o governo brasileiro e o governo do Pará não se pronunciaram sobre as declarações de Donald Trump.
