7 de janeiro de 2026
DestaquesMundo

Trump ameaça anexar Groenlândia e ação militar contra Colômbia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou nova tensão internacional ao ameaçar anexar a Groenlândia e sugerir uma ação militar contra a Colômbia. As declarações foram feitas apenas um dia após a operação militar norte-americana na Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro.

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, afirmou que os EUA não têm direito de anexar nenhum território do Reino da Dinamarca e pediu o fim das ameaças. O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens Frederik Nielsen, classificou a sugestão de Trump como “inaceitável e desrespeitosa”. O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, reforçou que apenas a Groenlândia e a Dinamarca devem decidir sobre o futuro do território.

Sobre a Colômbia, Trump criticou o governo do presidente Gustavo Petro, chamando-o de “administrado por um homem doente que produz cocaína e envia aos EUA”. Ele também afirmou que uma ação militar contra o país “parece boa”.

Todavia, Petro rejeitou as acusações, reforçando sua legitimidade e pedindo que a população se defenda contra qualquer ato ilegítimo, mantendo a ordem para que a defesa seja contra invasores, não contra o povo.

As declarações reacendem debates sobre soberania, interferência de superpotências e tensões geopolíticas na América Latina e no Ártico.

Leia mais

Família pede justiça após motociclista ser atropelado e abandonado em Manaus

Matheus Valadares

Feiras da ADS retomam atividades em Manaus com programação para 2026

Matheus Valadares

Polícia detalha prisão de pistoleiro envolvido em 25 homicídios em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!