O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou na terça-feira (15) que concorrerá pela terceira vez à Casa Branca em 2024, em um esforço para voltar a liderar o Partido Republicano na tentativa de reeditar o pleito que elegeu o atual presidente Joe Biden em 2020.
– Para tornar a América grande e gloriosa novamente, estou anunciando esta noite minha candidatura à presidência dos EUA – disse Trump a uma audiência de várias centenas de apoiadores em seu clube em Mar-A-Lago, na Flórida.
Pouco antes de fazer o pronunciamento, a campanha de Trump apresentou a papelada junto à Comissão Eleitoral Federal para oficializar sua pré-candidatura, tornando-se o primeiro grande candidato de qualquer um dos partidos a se declarar formalmente.
– Há dois anos, quando deixei o cargo, os Estados Unidos estavam prontos para sua idade de ouro – disse Trump em pronunciamento em sua mansão, enfatizando como lidou com a pandemia de Covid-19 e a recuperação econômica do país.
Em sua fala, o ex-presidente declarou ainda que “derrotará os democratas ‘radicais de esquerda’ que estão tentando destruir” os Estados Unidos “por dentro”. Trump afirmou também que a China conspirou contra ele nas eleições de 2020, quando perdeu para Joe Biden.
– De agora até o dia da eleição em 2024, lutarei como ninguém jamais lutou antes – completou.