18 de dezembro de 2025
DestaquesMundo

Trump ataca imigração de Biden e afirma que seus 11 meses trouxeram mudanças históricas aos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento à nação nesta quarta-feira (17). Ele atacou a política migratória do governo anterior, comandado por Joe Biden, e por uma defesa enfática de seus primeiros 11 meses de mandato. Segundo ele, o período teria promovido as “maiores mudanças positivas da história” do país.

Trump afirmou que os Estados Unidos passaram “do pior para o melhor” em poucos meses. Ele atribuiu o resultado às deportações em massa e ao endurecimento das regras de imigração. Além disso, o republicano declarou que o país deixou de ser “motivo de chacota” no cenário internacional, Assim, Trump acusou a gestão democrata de permitir a entrada descontrolada de imigrantes e a libertação de criminosos violentos.

Sem apresentar provas, o presidente disse que a fronteira sul com o México estaria totalmente fechada e que nenhum imigrante ilegal teria entrado no país nos últimos sete meses. Segundo ele, a prioridade do atual governo passou a ser o cidadão “cumpridor da lei” e o trabalhador americano.

Na área econômica, Trump destacou o que chamou de avanços expressivos, afirmando que os salários estariam crescendo acima da inflação e que os preços de produtos e serviços estariam em queda. Entre os exemplos citados, mencionou redução nos preços dos automóveis e gasolina em torno de US$ 2,50 por galão.

Dados oficiais, no entanto, indicam um cenário mais moderado. O salário mediano teve alta de 3,5% em novembro, enquanto a inflação ficou em 3%. Já o preço médio dos carros novos caiu menos de 1% no último ano, com queda mais acentuada apenas entre veículos elétricos, influenciada pelo fim de incentivos fiscais. O preço médio da gasolina gira em torno de US$ 2,90 por galão.

 

Leia mais

Botafogo anuncia saída de Davide Ancelotti e Fluminense confirma rescisão de Thiago Silva

Matheus Valadares

Justiça autoriza perícia no sistema digital do Hospital Santa Júlia após morte de menino

Matheus Valadares

Carreta esmaga cabeça de motociclista a caminho do trabalho em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!