O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para integrar o chamado Conselho de Paz, grupo que deverá supervisionar a reconstrução da Faixa de Gaza após o conflito entre Israel e Hamas. A informação foi divulgada pelo ICL Notícias e confirmada neste sábado (17).
De acordo com fontes ouvidas pela CNN Brasil, a carta com o convite partiu da Embaixada do Brasil, em Washington D.C, para Lula. Até o momento, não há confirmação se o presidente brasileiro aceitará o convite.
Trump presidirá o conselho que busca a criação de uma proposta para buscar o fim da guerra na região. O chamado “Conselho Executivo fundador” inclui nomes como Steve Witkoff, enviado de política externa de Trump, Robert Gabriel, vice-conselheiro de segurança nacional, o genro Jared Kushner, além do empresário Marc Rowan e do presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.
De acordo com a Casa Branca, o plano ainda está em fase de desenvolvimento, e o anúncio de novos integrantes acotnecerá nas próximas semanas. Além do Brasil, países como Argentina, Canadá, Paraguai, Turquia e Egito também receberam convites.
O presidente da Argentina, Javier Milei, celebrou o convite nas redes sociais e afirmou ser uma honra integrar o conselho. O presidente do Paraguai, Santiago Peña, também agradeceu publicamente a Trump. Já o governo do Canadá informou que o primeiro-ministro Mark Carney aceitou participar do grupo.
