13 de fevereiro de 2026
DestaquesMundo

Trump encerra operação de deportações em Minnesota após pressão e protestos

Photo by Alex Kormann/The Minnesota Star Tribune via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordou em encerrar a Operação Metro Surge, que intensificava as deportações em Minnesota. O anúncio partiu de Tom Homan, responsável pela política de imigração do governo.

Segundo Homan, o governo iniciou uma redução significativa no número de agentes federais enviados ao estado. Até o fim de janeiro, cerca de 3.000 agentes armados atuaram nas deportações. Antes da operação, aproximadamente 150 agentes trabalhavam na região.

O reforço provocou tensão em Minneapolis, maior cidade do estado. Moradores organizaram protestos contra a presença de agentes mascarados e equipados com armamento pesado. Durante ações em janeiro, dois cidadãos norte-americanos foram mortos a tiros por agentes de imigração, segundo relatos.

“Propus e o presidente concordou que encerrassem a operação”, afirmou Homan durante coletiva de imprensa. Antes, ele anunciou a retirada de 700 agentes e confirmou que enviará a maioria dos demais de volta aos seus estados de origem nos próximos dias.

As deportações enfrentaram forte oposição do governador Tim Walz, que criticou publicamente a condução da operação. O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, também classificou o reforço como “catastrófico” e ingressou na Justiça para tentar limitar as ações federais.

O chefe do Judiciário federal em Minnesota repreendeu autoridades do governo, alegando que o Immigration and Customs Enforcement (ICE) descumpriu ordens judiciais que determinavam a libertação de migrantes detidos indevidamente.

Além de democratas, alguns republicanos aliados de Trump criticaram a forma como conduziram. Além disso, eles questionaram a resposta do governo às mortes registradas durante as ações.

Leia mais

Comandante da lancha “Lima de Abreu” é preso após naufrágio com mortos no Encontro das Águas

Matheus Valadares

Bebê de 5 dias e mãe sobrevivem a naufrágio no Encontro das Águas

Matheus Valadares

Marido traído pela esposa tenta matar amante a tiros no bairro Jorge Teixeira

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!