35.3 C
Manaus
26 de dezembro de 2025
DestaquesMundo

Trump anuncia ofensiva dos EUA contra o Estado Islâmico no noroeste da Nigéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (25) que forças norte-americanas realizaram uma série de ataques letais contra posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no noroeste da Nigéria. Segundo ele, a ofensiva foi uma resposta direta aos assassinatos de cristãos atribuídos à organização terrorista naquele país africano.

Em publicação na rede Truth Social, Trump declarou que alertou o EI para interromper a violência. Todavia, diante da continuidade dos ataques, os EUA agiram de forma contundente. O presidente também destacou que o Departamento de Defesa conduziu as operações e as classificou como precisas e eficazes. Entretanto, ele não divulgou detalhes sobre alvos, número de vítimas ou impactos da ofensiva.

Trump também alertou que novos ataques poderão ocorrer caso o grupo jihadista mantenha a perseguição e os assassinatos de civis cristãos. Segundo ele, o governo norte-americano não permitirá o avanço do terrorismo extremista e seguirá adotando medidas militares e diplomáticas para conter a violência.

No mês anterior, o presidente já havia determinado ao Pentágono o planejamento de possíveis ações militares na Nigéria, após denúncias de perseguição religiosa. Paralelamente, o Departamento de Estado anunciou restrições de vistos a cidadãos nigerianos envolvidos em atos de violência contra cristãos.

Recentemente, os Estados Unidos classificaram a Nigéria como “país de particular preocupação” com base na Lei da Liberdade Religiosa Internacional, reforçando a pressão sobre o governo local e o compromisso americano no combate ao extremismo e à violência religiosa.

Leia mais

Trio invade casa e comete estupro coletivo contra criança indígena em Beruri

Matheus Valadares

Flávio Bolsonaro cresce e empata tecnicamente com Lula em simulação para 2026

Matheus Valadares

Vizinho irritado com música evangélica mata borracheiro a facadas na Avenida Camapuã

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!