2 de dezembro de 2025
DestaquesMundo

Trump e Putin se reúnem no Alasca e encerram encontro sem acordo sobre a guerra na Ucrânia

A reunião terminou sem acordo sobre um cessar‑fogo na Ucrânia, mas Trump a considerou “muito produtiva” e anunciou novo encontro em Moscou.

Andrew Harnik/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniram nesta sexta-feira (15), em Anchorage, Alasca, para discutir o conflito na Ucrânia. A cúpula diplomática teve duração de cerca de três horas e terminou sem acordo formal sobre o cessar‑fogo.

Em entrevista após o encontro, Trump afirmou que a reunião foi “muito produtiva” e anunciou que um novo encontro deve ocorrer em Moscou, embora sem data definida.

Putin, por sua vez, destacou a histórica ligação entre Rússia e Estados Unidos e enfatizou a importância do diálogo recente entre os dois países. Ele elogiou o esforço pessoal de Trump em aproximar posições sobre o conflito ucraniano.

Jornalistas foram convidados a deixar o local momentos após o início da cúpula. O protocolo incluiu fotografias cerimoniais e simbolismo político — como o tapete vermelho e o cenário decorado com o letreiro “Alaska 2025”. Também houve a exibição de caças F‑22 sobre a chegada dos líderes.

O encontro gerou reações cautelosas internacionalmente, em especial da Ucrânia e de líderes europeus. Eles alertaram para a necessidade de incluir Kiev em futuras negociações e preservar a soberania ucraniana.

Leia mais

David Almeida equipa Guarda Municipal com novas armas e reforça liderança de Manaus na segurança pública

Matheus Valadares

Filhos de Bolsonaro se voltam contra Michelle e expõem racha explosivo

Matheus Valadares

Ex-secretário da Receita é expulso do serviço público por caso das joias de Bolsonaro

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!