O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta terça-feira (2) um vídeo que mostra um ataque das forças americanas contra uma suposta embarcação de drogas da Venezuela. Segundo ele, a operação resultou na morte de pelo menos 11 “terroristas”, sem feridos entre os militares dos EUA.
Primeiramente, Trump também acusou o ditador venezuelano Nicolás Maduro de liderar o Tren de Aragua, organização classificada como terrorista pelo governo americano. De acordo com o presidente, os integrantes do grupo criminoso transportavam drogas ilegais em águas internacionais com destino ao território americano.
Em tom de ameaça, Trump enviou um recado:
“Deixe isto servir de aviso para qualquer pessoa que esteja pensando em trazer drogas para os Estados Unidos da América. CUIDADO!”
Escalada contra Maduro e o narcotráfico
Mais cedo, Trump já havia declarado que as forças militares americanas “abateram” um barco de transporte de drogas ligado à Venezuela.
“Temos muitas drogas entrando em nosso país há muito tempo. E acabamos de ver que elas saíram da Venezuela”, disse Trump, sem fornecer detalhes adicionais da operação.
Ademais, osecretário de Estado Marco Rubio confirmou a ofensiva em publicação na rede social X, afirmando que os EUA “realizaram um ataque letal” contra um suposto navio de drogas no sul do Caribe.
A ação representa uma escalada significativa do governo Trump contra os cartéis de drogas, alguns deles já classificados como organizações terroristas estrangeiras. Especialistas apontam que a medida pode ter fortes implicações geopolíticas na região, onde os EUA ampliaram sua presença militar, aumentando a tensão com o regime de Nicolás Maduro.