5 de novembro de 2025
DestaquesPolítica

Ministra do TSE vota por cassação de Cláudio Castro e defende novas eleições no Rio de Janeiro

A ministra Maria Isabel Galotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta terça-feira (4) pela cassação do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Ela também defendeu a inelegibilidade de Castro por oito anos e a realização de novas eleições no estado.

Em seu voto, Galotti afirmou que o governador teve papel central em um esquema de contratações irregulares por meio da Fundação Ceperj e da Uerj, usadas para favorecer sua campanha à reeleição. Segundo a ministra, os pagamentos foram feitos fora da folha de pagamento e diretamente na boca do caixa, sem controle ou transparência.

A relatora também citou depoimentos de testemunhas. Ela relataram coação para apoiar a campanha de Castro nas redes sociais em troca da manutenção dos cargos temporários.

Após o voto de Galotti, o julgamentosofreu interrupção devido ao pedido de vista do ministro Antônio Carlos Ferreira, sem definição de data para retomada. O Ministério Público Eleitoral defende a cassação e a inelegibilidade de Castro. Já a defesa argumenta que o governador apenas sancionou a lei que regulamentou as atividades da Ceperj. Portanto, a Justiça não poderia responsabilizá-lo por irregularidades na execução dos programas.

Leia mais

Governo do DF solicita avaliação médica de Jair Bolsonaro antes de possível prisão na Papuda

Matheus Valadares

Soldado do Corpo de Bombeiros morre após colisão entre viatura e carreta na BR-319, em Humaitá (AM)

Matheus Valadares

Incêndio destrói casa e menino de 2 anos morre queimado em Tefé

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!