23.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

TSE rejeita ações de investigação contra Bolsonaro e Braga Netto

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou duas ações de investigação eleitoral que tinham sido ajuizadas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu candidato a vice, Walter Braga Netto (PL), referentes às eleições do ano passado.

Uma das ações foi movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e versava sobre o suposto uso de uma rede de apoiadores chamada de Casa da Pátria. A acusação neste caso era de que a iniciativa teria sido uma “ação coordenada de campanha eleitoral paralela à campanha oficial”, em que os gastos realizados não foram submetidos a controle e análise da Justiça Eleitoral.

A segunda ação foi ajuizada pela campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tratava do disparos de mensagens, nos dias 23 e 24 de setembro de 2022 – antes do primeiro turno – a partir de um número da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Em ambos os casos, Benedito Gonçalves entendeu que as ações deveriam ser rejeitadas sem análise do mérito. A justificativa para a decisão é que os requisitos processuais para a tramitação do pedido inicial não teriam sido preenchidos.

– Conclui-se que não está suficientemente apresentada narrativa que, mesmo em tese, permita vislumbrar o abuso de poder econômico como decorrência dos fatos narrados – declarou.

Bolsonaro e Braga Netto estão inelegíveis por decisões do TSE tomadas em junho e outubro deste ano. No caso de Bolsonaro, a Corte o declarou inelegível em ações sobre uma reunião com embaixadores com críticas sobre o sistema eleitoral e nos eventos do Bicentenário da Independência. Braga Netto, por sua vez, foi condenado no caso relacionado ao 7 de Setembro.

Leia mais

Presidente do Equador sobrevive a atentado em meio à onda de protestos no país

Matheus Valadares

Preso em Manaus suspeito de aplicar golpes com empresas falsas

Matheus Valadares

Conselho de Ética abre processos contra Marcos Pollon, Van Hattem e Zé Trovão por motim na Câmara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!