22 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

TSE: Relator vota para condenar Bolsonaro pelo 7 de Setembro

Foto: Alejandro Zambrana

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou, na manhã desta quinta-feira (26), o julgamento de três ações que apontam desvio de finalidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas comemorações do 7 de Setembro do ano passado. A sessão iniciou com o voto do corregedor-geral do TSE, Benedito Gonçalves, que deliberou por declarar inelegível o ex-chefe do Executivo.

Gonçalves também votou para aplicar multas, em valores diferentes, tanto a Bolsonaro quanto ao candidato a vice em sua chapa, Walter Braga Netto, que também é alvo da ação, mas que foi absolvido da inelegibilidade. Para Bolsonaro, o ministro determinou uma multa de R$ 425.640. Já para Braga Netto, o magistrado decidiu por um valor menor, de R$ 212.820.

O ministro Nunes Marques está viajando e não compareceu à sessão. Como seu substituto, o ministro André Mendonça, também não pôde comparecer, Marques foi substituído pelo ministro Dias Toffoli. Não é certo, contudo, que Toffoli votará no lugar de Nunes Marques, que é o quinto na ordem de votação. A sessão da próxima terça (31) também foi reservada para o julgamento.

Duas das ações foram ajuizadas pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), e outra pelo PDT. As três acusaram o então presidente de usar a máquina pública para impulsionar atos de campanha no Bicentenário da Independência, celebrado ano passado.

Nas ações, os autores acusam Bolsonaro de usar a estrutura do evento, assim como a divulgação pela TV Brasil, para pedir votos. Também apontam apropriação simbólica da data cívica.

Vale ressaltar que, ainda que seja condenado nas três ações, a situação de Bolsonaro não mudará, pois as punições de inelegibilidade na Justiça Eleitoral não são cumulativas.

Leia mais

Vigilante se incomoda com fumaça de churrasqueira e atira contra casa de vizinho no bairro Cidade Nova

Matheus Valadares

Explosão de panela de pressão destrói casa no bairro da Paz

Matheus Valadares

Influenciadora Eliana Franco sofre constrangimento ao ser acusada de furto no DB

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!