Uma turista do Rio Grande do Sul foi presa em flagrante por injúria racial contra uma comerciante que trabalhava no Pelourinho, bairro turístico de Salvador (BA), na última quarta-feira (21). Segundo a Polícia Civil da Bahia, a mulher proferiu ofensas racistas e cuspiu na vítima durante o episódio.
A suspeita foi identificada como Gisele Madrid Spencer Cesar e encaminhada à Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin). Ainda de acordo com a polícia, já na delegacia, ela manteve comportamento discriminatório ao exigir ser atendida apenas por um delegado de pele branca.
A audiência de custódia que irá decidir se a turista permanecerá presa está marcada para esta sexta-feira (23). A vítima, Hanna Rodrigues, se manifestou nas redes sociais e relatou que foi chamada de “lixo”. Em nota, afirmou que o ocorrido não foi um mal-entendido, mas um ato de violência racial, acompanhado de agressões e desrespeito à sua dignidade como mulher negra e trabalhadora.
Hanna informou ainda que recebeu apoio do local onde trabalha e que já está adotando as medidas judiciais cabíveis. O caso segue sob investigação.
