O chefe do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Oleksiy Danilov, disse nesta terça-feira (1°) que forças ucranianas descobriram e frustraram um plano que tinha como objetivo a morte do presidente do país, Volodymyr Zelensky.
Em um comunicado, que foi divulgado à imprensa local e posteriormente enviado no Telegram pelo Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação da Ucrânia, Danilov disse que uma tropa de elite da Chechênia seria a responsável pela morte do chefe de Estado ucraniano.
– Estamos bem cientes da operação especial que deveria acontecer pelos Kadyrovites para eliminar nosso presidente – disse Danilov, referindo-se a um grupo paramilitar de elite da Chechênia.
Ainda de acordo com secretário ucraniano, a informação chegou à Ucrânia por meio de membros da segurança russa que não apoiam o conflito envolvendo os dois países. O comunicado afirma que o grupo que seria responsável pelo presidente da Ucrânia foi dividido em dois, tendo um sido eliminado em Gostomel; o outro estaria “sob fogo”.