31 de dezembro de 2025
DestaquesPolítica

União Brasil reage a reportagens sobre PCC e ministro do Turismo decide sair do governo

Fabio Rodrigues-Pozzebom

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (19) que deixará o governo federal. A decisão veio após um ultimato do União Brasil, partido de Sabino, que determinou que todos os filiados com cargos ou funções comissionadas no governo pedissem exoneração em até 24 horas. A expedição após a orientação ocorreu na quinta-feira (18), reforçando o afastamento da sigla da base de apoio de Lula.

Primeiramente, em uma reunião de mais de uma hora no Palácio da Alvorada, Sabino explicou a decisão partidária. Ele manifestou o desejo de cumprir algumas agendas como ministro antes de entregar a carta de demissão, o que deve ocorrer após o retorno de Lula de Nova York, no dia 25. O presidente viaja neste fim de semana para participar da Assembleia Geral da ONU, onde fará o discurso de abertura.

Ademais, o deputado federal do União Brasil pelo Pará, Sabino ocupa o cargo desde julho de 2023 e vinha atuando diretamente na organização da COP30. A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas acontecerá em Belém. Apesar de negociações para permanecer no ministério, ele cedeu à pressão da executiva nacional da sigla.

Todavia, a exigência do União Brasil surgiu após reportagens indicarem uma suposta ligação entre o presidente nacional do partido, Antonio Rueda, e a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Tanto Rueda quanto o partido negam as acusações. Eles insinuam o envolvimento do governo federal nas revelações. Todavia, a investigação é conduzida pela Polícia Federal (PF), que tem atuação independente.

Reação do Governo

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu as insinuações em publicação nas redes sociais. “Repudio as acusações infundadas e levianas feitas em nota divulgada hoje pela direção do União Brasil. (…) O que não pode é atribuir falsamente ao governo a responsabilidade por publicações que associam dirigente do partido a investigações sobre crimes. Isso não é verdade”, escreveu Gleisi em sua conta no X (antigo Twitter).

Leia mais

Dona de salão de beleza esfaqueia vizinhas no bairro Flores

Matheus Valadares

Arrascaeta é eleito Rei da América e supera Lionel Messi

Matheus Valadares

Garota de apenas 6 anos morre atropelada na Avenida Cosme Ferreira

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!