O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Cidade Nova ficou em 1º lugar no Grupo de Acesso B do Carnaval 2023 e subiu para o Grupo de Acesso A. A agremiação obteve 267,7 pontos na classificação geral. O resultado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (20) na apuração das notas.
A escola apresentou enredo inspirado nas religiões afro-brasileiras com o tema: “Cidade Nova é fogo e Justiça, Xangô no reino do Norte”. Xangô e sua corte foram apresentados em 10 alas, ao comando da bateria “Entre todos os reinos”, mais duas alegorias: “Xangô, o Rei Absoluto” e “Festa na Pedreira”.
A Unidos da Cidade Nova foi rebaixada em 2019 e desfilou no Grupo B apenas em 2020. Em 2021 e 2022 não houve desfiles devido à pandemia de Covid-19.
“Eu resgatei o meu título e estou entrando pela porta da frente de novo. E aguarde a Cidade Nova aí no Grupo A”, comemorou a presidente da escola campeã, Fátima Romano.
Em segundo lugar ficou a Meninos Levado, com 265,8 pontos, seguida pela Império do Mauá, que marcou 263 pontos. Em último lugar, na nona posição, ficou a Balaku Blaku, com zero pontos. A agremiação não desfilou.
“Infelizmente ainda temos muito a resolver antes de apresentar o nosso espetáculo. Esperamos a compreensão de todos os admiradores, torcedores e simpatizantes de nossa escola, lembrando que o nosso trabalho na reestruturação de nossa agremiação precisa da participação de todos. Unidos, ressurgiremos com forca total”, disse o presidente da escola de samba, Fábio Teixeira Barrosa, em nota divulgada na última quinta-feira (16).