Val Kilmer, famoso ator de Hollywood, faleceu nesta terça-feira, 1º de outubro, em Los Angeles. Ele tinha 65 anos. A causa da morte foi pneumonia, conforme informou sua filha, Mercedes Kilmer.
Kilmer lutou contra um câncer de garganta em 2014, o que resultou em duas traqueotomias. Ele deixa dois filhos, Mercedes e Jack.
Desde jovem, Kilmer se destacou. Ele foi o ator mais novo a ser aceito na renomada Juilliard School. Sua carreira começou a decolar em 1984, com a paródia de espionagem “Top Secret!”. Em 1985, ele brilhou na comédia “Real Genius”. Kilmer também se destacou em filmes como “MacGruber” e “Kiss Kiss Bang Bang”.
O auge de sua carreira ocorreu no início dos anos 1990. Ele se tornou um galã, atuando ao lado de Kurt Russell e Bill Paxton em “Tombstone” (1993). Em “Amor à Queima Roupa”, ele interpretou o fantasma de Elvis. E no filme “Fogo Contra Fogo”, de Michael Mann, ele contracenou com Al Pacino e Robert De Niro.
Já em 1995, ele vestiu a capa de Batman em “Batman Eternamente”. Um de seus papéis mais icônicos, o piloto Tom “Homem de Gelo” Kazansky, quase não aconteceu. Kilmer foi inicialmente abordado pelo diretor Tony Scott para “Top Gun”, mas recusou. Ele aceitou o papel depois de garantir que seu personagem teria um desenvolvimento melhor. Recentemente, ele reprisou o papel na sequência “Top Gun: Maverick” (2022).
Além de atuar, Kilmer também se destacou na literatura. Ele publicou dois livros de poesia e foi indicado ao Grammy em 2012 por um álbum de palavra falada. Ao longo de sua vida, também se dedicou às artes visuais.