26.3 C
Manaus
28 de novembro de 2024
Amazonas

Valorização da ética: Ipaam está prestes a lançar projeto de modernização de sua estrutura organizacional

Avançando em políticas de controle de qualidade, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) trabalha na implementação do Projeto de Segurança, Cultura e Ética. O projeto tem o objetivo de reforçar a estrutura organizacional do Ipaam, que se prepara para assumir um papel de destaque na prestação dos serviços ambientais que lhe compete.

Neste momento, o projeto se encontra em análise e consulta dos servidores do Ipaam, aceitando críticas para que todos os colaboradores do órgão possam contribuir para construção de mais um passo importante para o estado do Amazonas.

Conforme informa o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o Projeto de Segurança, Cultura e Ética contempla ações que promovem a segurança de informação e a valorização de aspectos éticos e culturais. “Para a execução do trabalho foram propostos três instrumentos: O Código de Ética, a Cartilha de Valores e a Política de Segurança de Informação. Assim, tornamos o processo mais transparente e objetivo”, afirmou Valente.

O Código de Ética é a declaração formal das expectativas da empresa à conduta de seus servidores. Os valores previstos e as condutas esperadas do Servidor Público serão apresentados de forma dinâmica através da Cartilha de Valores, material dedicado ao servidor e que será fornecido ao público externo, tornando pública a cultura organizacional esperada na prestação dos serviços.

A Política de Segurança da Informação se alinha ao momento novo de reestruturação tecnológica do Ipaam, ao passo que tem por objetivo possibilitar o gerenciamento da segurança da organização, estabelecendo regras e padrões para proteção da informação. A política possibilita manter a confidencialidade, garantir que a informação não seja alterada ou perdida, além de permitir que a informação esteja disponível quando for necessário.

Assim, o Ipaam reforça sua estrutura organizacional, alicerçando os caminhos para a implementação da Lei nº 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, bem como para a implantação de um conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, evitando, detectando e tratando quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer. Com essas ações, o objetivo é implantar o Compliance no Ipaam.

Compliance no Setor Público – No setor público, o compliance é um sistema de gestão, onde é preciso fazer uma reflexão sobre todas as possibilidades para dar total transparência aos contratos e serviços prestados pelo Estado, de forma que as medidas tomadas sejam apropriadas.

Leia mais

China compra no Amazonas maior reserva de urânio do Brasil

Marcilon Souza

Estudantes da rede estadual se classificam para a etapa nacional do ‘Torneio Sesi de Robótica’, em Brasília

Central de Jornalismo

Revista Cenarium é obrigada a remover Fake News contra Cileide Moussallem

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais