O Vasco garantiu sua classificação para as quartas de final da Copa do Brasil com uma vitória sólida por 3 a 1 sobre o CSA, na noite desta quinta-feira (7), em São Januário. Com gols de Rayan, Philippe Coutinho e Tchê Tchê ainda no primeiro tempo, o time carioca dominou as ações do jogo desde o início. Brayann descontou para os alagoanos na etapa final.
Além da vaga, o triunfo rendeu ao clube cruzmaltino uma premiação de R$ 4,7 milhões. O adversário da próxima fase será conhecido após o sorteio, marcado para a próxima terça-feira (12).
Vasco domina desde o início
Desde os primeiros minutos, o Vasco se impôs com intensidade. A equipe pressionou alto e manteve o CSA encurralado no campo defensivo. A primeira chance clara veio com Lucas Piton, que apareceu livre na segunda trave, mas finalizou mal.
Apesar das chances desperdiçadas, o time seguiu controlando o jogo. Aos 20 minutos, Lucas Piton fez boa jogada pela esquerda, teve o cruzamento desviado e a bola sobrou para Rayan, que bateu forte e abriu o placar. Com isso, o Vasco ganhou ainda mais confiança.
Logo depois, quase veio o segundo. Rayan venceu na velocidade, driblou o goleiro, e Nuno Moreira ficou com o rebote, mas finalizou para fora. O CSA, por sua vez, até chegou a marcar com Guilherme Cachoeira, porém o lance foi anulado por impedimento.
Aos 31, o Vasco ampliou. Rayan arriscou de longe, o goleiro Gabriel Félix espalmou mal e Coutinho aproveitou o rebote para empurrar para as redes. A equipe carioca manteve o ritmo alto e, antes do intervalo, fez o terceiro: após bela troca de passes, Lucas Piton cruzou rasteiro, Tchê Tchê deu um drible de corpo e finalizou com precisão.
CSA reage, mas não evita eliminação
O segundo tempo começou com susto. Aos 4 minutos, Brayann subiu mais alto que a defesa vascaína após cobrança de escanteio e cabeceou firme para diminuir o placar. Portanto, o jogo que parecia tranquilo passou a ter um clima mais tenso.
Apesar disso, o CSA não conseguiu manter uma pressão constante. Mesmo assim, quase marcou novamente aos 18, quando Brayan puxou contra-ataque e Tiago Marques finalizou com perigo, muito próximo do travessão.
Enquanto isso, o Vasco tentava explorar erros na saída de bola do adversário. Em uma dessas jogadas, Garré recebeu presente do goleiro adversário e finalizou forte, mas Gabriel Félix se redimiu com uma defesa espetacular. Em seguida, Vegetti teve duas chances claras, porém foi travado na hora do chute.
Aos 35, o CSA quase diminuiu novamente em cobrança de falta precisa de Brayann, que passou perto do ângulo. No entanto, o Vasco conseguiu controlar o jogo nos minutos finais. Tocando a bola no campo de ataque, o time esfriou a partida e evitou sustos maiores. O apito final confirmou a classificação cruzmaltina.
Ficha Técnica
VASCO 3 x 1 CSA
Competição: Copa do Brasil – Oitavas de final (jogo de volta)
Data: 7 de agosto de 2025
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem:
-
Árbitro: Raphael Claus (SP)
-
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Evandro de Melo Lima (SP)
-
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos:
-
Vasco: Tchê Tchê, Thiago Mendes
-
CSA: Camacho, Baianinho
Gols:
-
Vasco: Rayan (19’/1ºT), Coutinho (30’/1ºT), Tchê Tchê (45’/1ºT)
-
CSA: Brayann (4’/2ºT)
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Tchê Tchê (Thiago Mendes), Jair (Mateus Carvalho) e Philippe Coutinho (David); Rayan (Puma Rodríguez), Nuno Moreira (Garré) e Vegetti.
Técnico: Fernando Diniz
CSA: Gabriel Félix; Felipe Albuquerque, Islan, Betão e Enzo; Camacho (Léo Costa), Gustavo Nicola, Silas (Baianinho) e Brayann (Luciano Naninho); Guilherme Cachoeira (Marcelinho) e Tiago Marques (Igor Bahia).
Técnico: Márcio Fernandes