O estádio de São Januário, casa do Vasco da Gama, alcançou um número expressivo no quesito sustentabilidade neste Brasileirão. Desde agosto, o projeto Recicla Junto, implementado no estádio, retirou mais de oito mil quilos de resíduos e destinou para reciclagem com a cooperativa local Carioca Recicla.
A parceria inédita é resultado de um trabalho entre o Vasco, a Cristalcopo – idealizadora do projeto Recicla Junto – e a Cooperativa Carioca Recicla. Além disso, a iniciativa também com o apoio da Eco Ventures Brasil para garantir a correta destinação dos resíduos produzidos pela torcida durante as partidas.
No ano de 2025, o Recicla Junto – que também está presente no estádio Heriberto Hulse, casa do Criciúma – coletou mais de quarenta mil quilos de resíduos. Isso significa aumento expressivo de 166% em relação a 2024. Desde a sua criação, o projeto já recolheu mais de 482 mil quilos de resíduos.
“Esse ano foi muito importante para nós do Recicla Junto. Fechar uma parceria com o Vasco é importante para o crescimento da iniciativa e para expansão do projeto. Sonhamos alto e planejamos que 2026 seja cada vez mais sustentável. Assim, os estádio se tornarão, cada vez mais, esse agente transformador”, afirma Augusto Freitas, presidente-executivo da Cristalcopo e fundador do Recicla Junto.
O próximo compromisso do Vasco será pela semifinal da Copa do Brasil, que terá a segunda partida da semifinal no próximo domingo (14), às 20h30, no estádio do Maracanã.
