A torcida do Vasco poderá matar a saudade nesta terça-feira (8). O time enfrenta o Puerto Cabello (VEN) em um duelo internacional no Rio de Janeiro. Essa é a primeira chance em mais de cinco anos para ver o Cruz-Maltino em campo em uma competição internacional.
A última participação do Vasco na Sul-Americana foi em 2020. A temporada começou com o atacante Germán Cano, que chegou ao Rio de Janeiro para iniciar sua trajetória no futebol brasileiro, defendendo a Cruz de Malta.
Relembre
Na primeira fase da Sul-Americana de 2020, o Vasco enfrentou o Oriente Petrolero (BOL). Naquela época, não havia fase de grupos. Com um gol de Cano, após uma linda assistência de Talles Magno, o Gigante da Colina venceu por 1 a 0. A vitória ocorreu no dia 5 de fevereiro, com 17.706 torcedores presentes em São Januário. No jogo de volta, no dia 20, o time empatou por 0 a 0 na Bolívia e garantiu a vaga.
A peculiaridade? Pouco tempo depois, a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, paralisando o futebol mundial. Quando os jogos retornaram, o público não pôde comparecer.
O Cruz-Maltino só enfrentou o Caracas (VEN) em outubro, no dia 29. A partida foi em São Januário, mas sem torcedores. Tiago Reis marcou o único gol, garantindo a vitória por 1 a 0. No jogo de volta, novo empate por 0 a 0 e vaga à terceira fase.
Na terceira fase, o time enfrentou o Defensa y Justicia (ARG), que se tornaria campeão. No dia 27 de novembro, o Vasco empatou em 1 a 1 na Argentina. Porém, em casa, sem torcida, perdeu por 1 a 0 e foi eliminado da competição, retornando apenas em 2025.
A expectativa é alta para o jogo de hoje. O Caldeirão deve estar lotado. Vasco e Puerto Cabello (VEN) se enfrentam às 21h30 (de Brasília), pela segunda rodada da Sul-Americana. O Cruz-Maltino estreou com um emocionante empate por 3 a 3 contra o Melgar (PER) em Arequipa, enquanto os venezuelanos empataram em 2 a 2 com o Lanús, em Puerto Cabello.