Uma mulher chamada Sandra Silva de Carvalho passou por um constrangimento após ser acusada falsamente de roubo numa loja do Rio de Janeiro. O caso aconteceu na última segunda-feira (6).
Um cliente filmou o ato na loja Casa e Vídeo, localizada na rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana. Na ocasião, o segurança acusou Sandra de roubo e mandou a mulher abrir e esvaziar sua bolsa.
“Quem me acusou foi esse cidadão aí, me acusando de roubo. Que isso? Isso é uma injustiça”, diz a vítima no vídeo.
Sandra estava visivelmente nervosa e recebeu apoio de outros clientes que estavam no local. O segurança se desculpou após perceber que cometeu um erro.
Diante do constrangimento, Sandra registrou um boletim de ocorrência na 13ª DP e gravou um novo vídeo relatando a situação.
“Uma calúnia que me abalou muito. Nisso que eu acabei de fazer um pagamento via pix, eu desisti de comprar uma Coca-Cola. Eu dei para o rapaz que me atendeu no caixa. Quando eu paguei para sair, o segurança veio: ‘tira o que você roubou de dentro da sua bolsa. Abre a bolsa’. Tirei tudo da minha bolsa. Isso é discriminação, é uma coisa muito abusiva. Porque nós somos de cor, eles acham que nós negros somos ladrões”, desabafou Sandra.
Apesar da falsa acusação gerar um debate sobre racismo, Sandra não narrou o ato explicitamente como racista. Mesmo assim, a Polícia Civil declarou que a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) dará continuidade à investigação.