26 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Vereador catarinense chama o Pará de ‘um lixo’ e gera revolta nas redes e no parlamento

O vereador Mateus Batista (União Brasil) causou indignação ao se referir ao estado do Pará como “um lixo”. A fala aconteceu durante um debate sobre migração realizado na Câmara de Vereadores de Joinville, na última segunda-feira (25). Na ocasião, ele criticou o aumento da presença de pessoas de outras regiões do país na cidade catarinense.

Consequentemente, seu discurso sofreu amplas críticas de internautas e colegas de plenário, que acusaram o vereador de xenofobia, preconceito e desinformação. A vereadora Vanessa da Rosa (PT) reagiu imediatamente, chamando a declaração de “criminosa” e “vergonhosa para o parlamento”. Ela destacou ainda que Joinville é uma cidade formada por migrantes e sempre foi acolhedora com todos.

O caso também repercutiu fora de Santa Catarina. O vereador Pablo Farah (MDB), de Belém (PA), publicou um vídeo em resposta: “Tu és preconceituoso, sim. Tu és racista e xenofóbico. Vai cuidar da saúde pública, vai cuidar da segurança”, disparou o parlamentar paraense.

Essa não é a primeira vez que Mateus Batista se envolve em polêmicas sobre migração. Em declarações anteriores, ele afirmou que “Santa Catarina pode virar um grande favelão” caso o fluxo migratório de pessoas do Norte e Nordeste não seja “controlado”.

Censo mostra realidade diferente

Apesar das críticas feitas por Batista, dados do Censo 2022 do IBGE mostram que apenas 2% da população de Joinville — aproximadamente 12 mil pessoas — são oriundas do Pará.

Joinville tem 29,9% dos moradores nascidos fora de Santa Catarina, sendo os principais estados de origem: Paraná (11,7%), São Paulo (4,0%) e Rio Grande do Sul (3,2%).

A cidade é a maior do estado e possui forte histórico de crescimento impulsionado pela migração interna ao longo das décadas.

 

Leia mais

Pastor foragido por estupro dizia ser envolvido com o tráfico para intimidar vítimas em Manacapuru

Matheus Valadares

Polícia prende assaltante por roubos na zona norte de Manaus e busca comparsa foragido

Matheus Valadares

Ney Matogrosso desembarca em Manaus com o espetáculo Bloco de Rua

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!