O vereador Dione Carvalho (Patriotas) apresentou em sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no último dia 09 (terça-feira), um Projeto de Lei que restringe a circulação de “pedintes” dentro dos shoppings da cidade.
O vereador afirmou que “pedintes” são uma intimidação à segurança das pessoas que frequentam o local e que está preparando o Projeto.
“Os shoppings da cidade de Manaus são sinônimo de insegurança. Desde quando eu me entendo por gente [tenho 41 anos], eu ia ao shopping e tinha critério para entrar”, justificou o vereador. “Os órgãos de segurança não estão fazendo nada”, disse.
O parlamentar relatou que o estabelecimento tem servido de encontro de “galeras”, onde xingam quem frequenta o local e causam brigas. E, segundo o vereador, a reivindicação foi feita pelos próprios lojistas dos shoppings.
Na sessão plenária, ele mostrou trechos de vídeos onde há registro de briga de adolescentes e uma mulher que foi arrastada no chão por um segurança, sem fornecer mais detalhes sobre o contexto das imagens.
Repercussão
A fala do vereador teve grande repercussão nas redes sociais com várias postagens e memes de internautas. No Twitter, por exemplo, um internauta disse: “Olha os traços tipicamente nórdicos, a elegância nata, o fino senso estético e o pedigree que remete à legítima elite tabajara do vereador bolsonarista Dione Carvalho (Patriota), que quer criar lei para restringir a entrada de pessoas de baixa renda nos shoppings de Manaus”
Publicações de internautas após as falas do vereador:
Conforme a Constituição Federal no seu Artigo 5º : “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza […]”. O mesmo artigo menciona que é “livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”.