Na sessão plenária desta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Jaildo Oliveira (PV) usou a tribuna para se manifestar sobre a proposta do vereador Sargento Salazar (PL), que sugere a obrigatoriedade de exames toxicológicos para parlamentares.
Durante seu discurso, Jaildo aproveitou para enviar um recado ao colega, afirmando ter realizado o exame, mesmo sem a necessidade de um projeto de lei:
“Quero avisar o vereador Sargento Salazar que já fiz meu exame toxicológico. Sou motorista de ônibus e, por lei, sou obrigado a fazer esse exame todo ano. Está aqui, graças a Deus, tudo deu certo. Só para informar que não é necessário criar projeto para isso, eu fiz o exame sem precisar de um”, declarou Jaildo Oliveira.
Proposta de Salazar
A proposta de Sargento Salazar, anunciada no início de fevereiro, visa implementar o exame toxicológico como requisito para a posse dos parlamentares. O vereador, que obteve a maior votação nas eleições de 2024, explicou que a iniciativa busca estabelecer o mesmo critério adotado para policiais militares, que já são obrigados a realizar o exame ao ingressar na corporação.
“Na polícia, quando o policial militar entra, ele passa por um exame toxicológico. A Câmara precisa dar o exemplo. Na corporação, o exame é obrigatório, e queremos que os parlamentares também sigam esse processo”, afirmou Salazar em entrevista ao Portal Fatos Marcantes.
Embora o projeto ainda não tenha sido protocolado oficialmente, o vereador adiantou que será a primeira proposta a ser apresentada logo no início de seu mandato.