14 de novembro de 2025
DestaquesPolítica

Vereadores de Borba livram mandato de prefeito afastado

Imagem: Reprodução

A Câmara Municipal de Borba absolveu na noite dessa quarta-feira (16) Simão Peixoto (PP). O prefeito está afastado do cargo desde o dia 3 de março deste ano, quando foi preso preventivamente pela primeira vez por crimes de difamação, restrição aos direitos políticos em razão do sexo, ameaça e desacato. Ele foi solto no dia 8 do mesmo mês, após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Foram três denúncias e cada uma delas fatiou as votações. Ao todo, três votos foram a favor da comissão processante, quatro pela absolvição em todas as denúncias e dois se recusaram a votar. Votaram pela absolvição o vereador Cláudio Pantoja, Geremias da Cruz, Jacimar Rebelo, Tadeu Linhares.

Sua segunda prisão aconteceu no dia 29 de maio, após fugir em uma lancha e passar seis dias foragido da polícia. Peixoto se apresentou à Polícia Civil e foi encaminhado a uma penitenciária da capital amazonense, onde passou quatro meses preso e foi solto somente no dia 29 de julho. Ele foi alvo da ‘Operação Garrote’ e responde por lavagem de dinheiro, corrupção ativa, passiva e fraudes em licitação enquanto esteve à frente da Prefeitura. Atualmente ele segue respondendo em liberdade e com uso de tornozeleira eletrônica.

Sobre esta operação, que também fundamentou as denúncias analisadas pela comissão processante, os quatro vereadores entenderam que isto não era motivo suficiente para cassar o mandato de Simão Peixoto.

Sobre a luta entre o prefeito afastado e um cidadão do município que fazia frequentes críticas à sua gestão, um vereador chegou a sustentar em seu voto pela não cassação que o adversário na luta não era ninguém em Borba e que o evento foi apenas para arrecadação de alimentos.

Apesar de não ter seu mandato cassado, Simão continuará afastado do cargo e utilizando tornozeleira eletrônica, além de sequer poder se aproximar da prefeitura de Borba.

Câmara de Borba pauta cassação de Simão Peixoto nesta quarta-feira (16)

 

Leia mais

Incêndio destrói parte do Templo Yongqing, um dos mais antigos da China

Matheus Valadares

STF pode tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação em processo contra seu pai

Matheus Valadares

Entenda o motivo do ex-ministro de Bolsonaro não ter sido preso em operação do INSS

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!