Casas localizadas próximo do igarapé da Avenida Manaus 2000, bairro Japiim, zona sul da capital, desabaram durante a forte chuva que atinge a cidade desde as primeiras horas, neste sábado (25). A Defesa Civil informou que a área será isolada. Não houve vítimas. Outras bairros de Manaus também foram castigados pela chuva com alagações e deslizamentos.
Vídeos registrados por moradores e motoristas mostram que o igarapé da Avenida transbordou e até o momento, cinco casas desabaram. A ponte que ficava em cima do igarapé também foi destruída. Nas imagens é possível observar o desespero de uma moradora no momento em que uma casa de madeira é arrastada pelo força da água. Devido o desabamento destas casas, as fiações elétricas dos postes foram arrancadas.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) já foram acionadas e estão no local retirando moradores ilhados com o auxílio de botes. Policiais militares também estão na área auxiliando as famílias. A via da Avenida Manaus 2000 precisou ser interditada por conta dos desastres.
A Defesa civil está no local e no primeiro momento está investigando as casas que foram atingidas. As famílias serão encaminhadas para casas do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+) e para assistência com a prefeitura de Manaus. Ainda segundo a Defesa Civil, o setor de engenharia e socio do Prosamin já iniciou todo o processo de avaliação para retirar famílias dessa área.
Conforme a pluviometria registrada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até às 12h, já choveu 78,6 mm des média nas últimas 24h. A zona mais afetada da cidade foi a Leste (122 mm), seguida da Norte (89 mm), Centro-Oeste (82 mm), Oeste (54 mm) e Sul (47 mm).