Duas passageiras de um voo na China trancaram uma criança de 1 ano no banheiro do avião, como forma de ‘educá-la’. O incidente aconteceu no dia 24 de agosto, na cidade de Guiyang, em Xangai.
“Não vamos deixar você sair a menos que pare de chorar”, disse uma mulher sentada no vaso sanitário à criança. A pequena estava acompanhada dos avós e, segundo o comunicado da companhia aérea, a criança chorou por quase três horas de viagem.A “medida pedagógica” teve autorização da avó da criança.
Um dia após a repercussão do caso, o departamento de atendimento ao cliente da companhia aérea pediu desculpas pelo incidente e pela “supervisão da tripulação”. A empresa disse também não compactuar com o comportamento das duas passageiras.
Uma das mulheres que publicou o vídeo no Douyin, a versão chinesa do TikTok, disse que a sua intenção era garantir um “voo tranquilo” aos demais passageiros. A reação, no entanto, teve rápida repercussão negativa.
“Adultos na faixa dos 30 anos podem ter colapsos emocionais, mas as pessoas não permitem que crianças pequenas tenham os seus”, disse um comentário na plataforma chinesa Weibo, semelhante ao X, que atraiu milhares de curtidas.
Diversos meios de comunicação estatais condenaram a atitude das envolvidas e a classificou como “inadequada”. Nos últimos anos, as queixas sobre crianças chorando ou agindo mal em voos e trens se tornaram tendência nas redes sociais chinesas.
Muitos usuários acusam os pais de não fazerem o suficiente para controlar o comportamento dos seus filhos. Tais incidentes alimentam um debate contínuo sobre a parentabilidade em locais públicos na China.