32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesEducação

Vídeo: Deputado ameaça punir filha se ela tirar nota boa no Enem

Foto: Câmara dos Deputados

Em um discurso que gerou polêmica, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), conhecido por ser aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prometeu punir a filha caso ela seja bem avaliada no Exame Nacional do Ensino Médio. “Eu falei para a minha filha de 17 anos que fez essa porcaria aqui no domingo, que se ela tiver tirado uma nota boa nisso aqui ela vai sofrer punição”, declarou o parlamentar.

Ele justificou sua posição ao classificar o bom desempenho no Enem como uma indicação de que o estudante se tornou um “avatar ideológico”. Segundo ele, esses indivíduos seriam incapazes de alcançar seu pleno potencial ou pensar de forma independente.

O contexto da afirmação foi uma sessão da Comissão de Educação que contou com a presença de Manuel Palácios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No encontro, Palacios defendeu o Enem contra acusações de viés ideológico, principalmente em referência à prova aplicada no último domingo (05). As questões do exame que abordaram temas ambientais relacionados ao agronegócio acabaram se tornando alvo de polêmica.

A Frente Nacional da Agropecuária (FPA), que inclui 347 congressistas, já havia expressado descontentamento na segunda-feira (6), solicitando a anulação de três questões que eles consideraram prejudiciais à imagem do agronegócio. Alegavam que as questões tratavam de forma negativa as atividades no Cerrado e na Floresta Amazônica, bem como a nova corrida espacial promovida por bilionários.

Diante dessa tensão, a Comissão de Agricultura da Câmara não demorou a reagir, aprovando na mesma quarta-feira a convocação dos ministros Camilo Santana (Educação) e Marina Silva (Meio Ambiente). O intuito é esclarecer o que foi classificado por alguns como “discriminação” e “perseguição” ao setor do agronegócio.

Contudo, durante a sessão com o Inep, Palácios manteve uma postura firme, negando qualquer possibilidade de anulação das questões controversas e afirmando que não haverá mudanças no formato do exame. “É claro que o Enem não demoniza o agronegócio, é claro que o Inep não demoniza o agronegócio”, salientou Palácios, reconhecendo a importância do setor para o país.

Leia mais

Adolescente ataca alunos com facadas e deixa criança morta no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!