Uma explosão de uma panela de pressão causou queimaduras em um homem que trabalhava como voluntário em uma igreja, em Goiânia. Um vídeo mostra o momento em que cinco pessoas estavam em volta do fogão cozinhando e a explosão ocorre.
A explosão ocorreu no domingo (10), por volta das 9h, e chegou a deixar um buraco no teto da igreja. Segundo as informações, o grupo fazia uma feijoada para vender em um evento da igreja.
O voluntário que sofreu a queimadura contou à TV Anhanguera que se recupera bem. Contudo, a reportagem do g1, não conseguiu saber o estado de saúde dos outros quatro voluntários.
A panela de pressão, apesar de ser um utensílio comum, exige cuidados para evitar acidentes graves. O capitão do Corpo de Bombeiros Marcos de Jesus Borges Peres explica que o usuário deve olhar toda a estrutura da panela antes de colocá-la no fogão.
“Pode ter amassado que pode comprometer a estrutura, principalmente na saída de ar na tampa. Por isso, o correto é sempre limpar as saídas de ar da tampa. Observar também a borracha que cobre toda a borda da tampa, ela tem que estar flexível, não pode estar com trincas nem rompida”, explicou o capitão.
Conforme o g1, a orientação do bombeiro é desligar a chama do fogão se a pessoa escutar algum barulho diferente e deixar a pressão sair sozinha. “Jogar a panela na água fria causa choque térmico e causa explosão”, alerta.
Veja abaixo cinco cuidados fundamentais:
- Verificar a borracha da tampa: confira se ela não está danificada ou rachada, pois isso atrapalha a vedação entre a tampa e a panela;
- A válvula: deve estar com o pino para ouvir o barulho quando pega pressão. É possível ter noção quando está com muita ou pouca pressão pelo pino da tampa;
- A quantidade de água: olhar a marcação da quantidade de água do lado de dentro. Não pode colocar muita e nem pouca água. Alguns usuários colocam pouca água e ela pode secar e explodir.
- Temperatura do fogo: após pegar pressão, o correto é usar fogo médio.
- Abrir a panela: após cozinhar, tem que deixar a pressão sair sozinha.