Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma adolescente de 15 anos deu um cigarro eletrônico a um bebê de 11 meses, em Anápolis, em Goiás. Ela, que é tia paterna do menino, caiu na risada ao vê-lo tossindo após expelir a fumaça pela boca. As imagens foram compartilhadas restritas para amigos, mas vazaram e viralizaram. A Polícia Civil apura o caso como crime análogo a fornecer cigarro a criança e maus-tratos.
O vídeo em questão foi publicado no Instagram, em um modo restrito, no qual só os amigos próximos da adolescente poderiam vê-lo. Porém, as imagens vazaram e logo passaram a circular nas redes sociais e a causar revolta.
A filmagem mostra a menor com o bebê no colo, sendo que ela deu o cigarro eletrônico nas mãos do garotinho, que levou o equipamento até a boca e sugou. Logo depois, é possível ver que ele expeliu fumaça e começou a tossir. A adolescente caiu na risada com a cena.
Após ter acesso ao vídeo, a Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai) abriu um inquérito para investigar o caso. O perfil que publicou o vídeo desativou a conta, mas a corporação enviou um ofício à Meta, responsável pelo Instagram, para identificar a autoria.
“A autora do fato é menor de idade. A DEPAI instaurou procedimento para apuração da conduta análoga aos crimes de fornecer o cigarro à criança e maus-tratos. Estamos em diligência para inquirir a adolescente, responsáveis e testemunhas”, explicou a delegada Kênia Batista ao G1.