Na manhã desta quinta-feira, 12, o voo AI171 da Air India, um Boeing 787-8 Dreamliner com 242 pessoas a bordo, caiu logo após a decolagem do Aeroporto de Ahmedabad, na Índia. O destino da aeronave era o Aeroporto de Londres Gatwick. O acidente ocorreu na área residencial de Meghani Nagar, próxima ao aeroporto.
Até o momento, as autoridades confirmaram a recuperação de pelo menos 204 corpos, incluindo passageiros e vítimas no solo. Cinco pessoas que estavam no prédio atingido também perderam a vida. Apenas duas pessoas sobreviveram ao acidente.
Primeiramente, O voo decolou às 13h38 (horário local) e emitiu um sinal de emergência pouco após a decolagem. Testemunhas relataram ouvir explosões seguidas por uma densa coluna de fumaça. O avião colidiu com o alojamento da BJ Medical College, onde estudantes estavam almoçando no momento do impacto. Felizmente, não há relatos de vítimas no prédio.
Reações e Investigações
Posteriormente, o governo indiano expressou profundo pesar pela tragédia. O primeiro-ministro Narendra Modi afirmou estar “chocado e triste” com o acidente. A Air India declarou que está apurando os detalhes do ocorrido e fornecerá atualizações conforme disponíveis. As autoridades de aviação civil iniciaram uma investigação para determinar as causas do acidente.
A bordo estavam 169 cidadãos indianos, 53 britânicos, 7 portugueses e 1 canadense. A aeronave envolvida, registrada como VT-ANB, foi entregue à Air India em 2014 e estava em operação há 11 anos.
Imagens divulgadas mostram os destroços da aeronave em chamas e equipes de resgate trabalhando no local.