O aplicativo de mensagens WhatsApp deve receber em breve um novo recurso chamado Comunidades. Ainda sem data prevista de lançamento oficial, o novo espaço dentro da plataforma deve servir para administradores de grupos terem mais controle e conseguir reunir facilmente vários outros grupos.
Até o momento, a opção aparece em testes como se fosse um grupo, com a mesma privacidade e criptografia ponta a ponta já utilizada na plataforma. O ícone da Comunidade, porém, tem uma forma diferente do ícone do grupo, pois não é circular, mas quadrado com cantos arredondados, o que o torna distinto dos grupos comuns.
Na comunidade, os administradores poderão postar mensagens e trazer outros grupos relacionados à natureza da comunidade. Um exemplo seria de alunos de um determinado curso de graduação — que seria o equivalente à comunidade — conseguindo reunir dentro deste universo diversos grupos referentes às disciplinas que eles cursam.
A Comunidade ainda vai oferecer algumas ferramentas aos administradores para melhor gerir todos os grupos que nela se incluem, mas, como a função ainda está em desenvolvimento, ainda não há detalhes precisos sobre como os mecanismos vão funcionar.
Na prática, os administradores poderão convidar outras pessoas para ingressar na comunidade e os usuários podem ser adicionados manualmente ou ingressar usando um link de convite, como já acontece tradicionalmente nos grupos.