24.3 C
Manaus
13 de setembro de 2025
Política

Wilker alerta que criação da Delegacia de Combate à Corrupção não pode ter interferência do Governo

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira, 11, para repercutir sobre a criação da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) na estrutura funcional da Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC-AM). Em seu pronunciamento, o parlamentar afirmou que é favorável à implementação da especializada, mas ponderou que a iniciativa não pode ter interferências do Governo.

“Sou favorável à criação da delegacia anticorrupção, mas quem o governador vai indicar para comandar a estrutura? Um apadrinhado, amiguinho ou coleguinha do Governo? Estamos falando de um governo já denunciado por organização criminosa pela PGR, ou seja, que isenção é essa?”, explicou Wilker.

O deputado sugeriu que a Assembleia discuta ferramentas para resguardar a autonomia e a isenção para quem for comandar a Deccor e, desta forma, assegurar a liberdade, a ética e a justiça dos trabalhos.

“Esta Casa precisa encontrar mecanismos para deixar o mais isento possível esta delegacia. Precisamos de gatilhos para controle externo, sob pena de deixarmos essa estrutura aparelhada com aqueles que são apadrinhados do governo e contra a sociedade”, disse Barreto.

Histórico

No dia 6 de junho de 2019, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicou a portaria nº 631 incluindo a criação e o efetivo funcionamento na estrutura da Polícia Civil de delegacia dedicada exclusivamente ao Combate à Corrupção, como um dos critérios de divisão dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública aos Estados e ao Distrito Federal.

No dia 01 de agosto 2020, o Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral enviou ofício ao governador do Amazonas, Wilson Lima, solicitando informações acerca do andamento das tratativas com o Governo Federal sobre a criação e o efetivo funcionamento na estrutura da Polícia Civil de delegacia dedicada exclusivamente ao combate à corrupção.

Leia mais

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Eduardo Braga garante isenção de impostos para mototaxistas, taxistas e fretistas na Reforma Tributária

Matheus Valadares

Flávio Bolsonaro critica condenação de Jair Bolsonaro e ataca Alexandre de Moraes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!