Em Sessão Ordinária híbrida da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira, 25, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) ingressou com um requerimento que pede a anulação do Decreto Governamental nº 43.870, que versa sobre o plano de retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual do interior do Amazonas.
Para o parlamentar, a decisão do Executivo que autorizou a volta dos estudantes às instituições de ensino localizadas nas cidades interioranas é perigosa, tendo em vista a vacinação lenta dos professores contra a Covid. O número elevado de novos casos da doença e o agravamento da cheia neste ano, que atinge 58 dos 61 municípios do interior e afeta mais de 455 mil pessoas no Estado, também colabora para o sinal de alerta.
“Eu acho uma temeridade o retorno das aulas, infelizmente os números da Covid começaram a dar uma nova crescida e a vacinação ainda está longe do necessário. Cabe alertar que os estudiosos, em plena audiência pública, sustentaram que um dos gatilhos da segunda onda foi o retorno das aulas”, disse Barreto.
Durante seu pronunciamento, Wilker ainda relatou os apelos das professoras Mônica Santos e Sílvia Letícia, ambas do município de Itacoatiara, distante 176 quilômetros de Manaus, a respeito dos profissionais da educação ameaçarem entrar em greve sanitária por conta do retorno às aulas.
“Recebi ontem um telefonema, através do meu amigo vereador Richardson Aranha, de Itacoatiara, e falei por telefone com as professoras e elas estão muito preocupadas com a volta às aulas. Além disso, muitos ainda não se vacinaram e as que já foram vacinadas não tem nem 15 dias”, ressaltou o parlamentar.