26.3 C
Manaus
25 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Wilson Lima defende Zona Franca e sugere fundo de desenvolvimento a Haddad

Imagem: Reprodução

O governador Wilson Lima (UNIÃO) sugeriu na manhã desta quarta-feira (5), em reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a criação de um fundo para compensar eventuais perdas de arrecadação no Amazonas após a reforma tributária.

Para Wilson Lima, o enfraquecimento da Zona Franca poderá ser um incentivo a “começar a tacar fogo na floresta”. Na ocasião, o governador agradeceu ao ministro pela recepção e por ouvir as demandas da bancada do Estado. Ele também demonstrou preocupação com as possíveis desproporções de privilégios aos demais estados pediu por uma reforma tributária que não amplie as distorções existentes entre as regiões do Brasil.

Wilson Lima se demonstrou favorável à reforma tributária para beneficiar empreendedores, mas reforçou pontos como a porcentagem gerada pela indústria no estado que corresponde ao PIB, arrecadação e atividade econômica.

“A indústria hoje representa algo em torno de 30% do nosso PIB, em torno de 50% da nossa arrecadação, e no final do dia, representa algo em torno de 70% da nossa atividade econômica. Nós não podemos prescindir da Zona Franca de Manaus”, disse.

Caso levada a diante, o governo federal deixará de arrecadar de R$ 54,7 bilhões em 2023 com o modelo diferenciado de tributação da Zona Franca de Manaus. O governador pediu ao ministro que os benefícios dos dispositivos constitucionais sejam assegurados até 2073.

 

Leia mais

Influenciadora morre arrastada por enxurrada após temporal em Uberlândia

Marcilon Souza

Trio é preso por tráfico de drogas em ações distintas em Manaus e no interior do AM

Marcilon Souza

Incêndios florestais pioram a qualidade do ar em várias partes do Amazonas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais