30.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2026
Amazonas

Wilson Lima vistoria obras de ampliação da Maternidade Balbina Mestrinho e anuncia mais investimentos em unidades

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta sexta-feira (25/09), as obras de ampliação da Maternidade Balbina Mestrinho, no Centro, zona sul de Manaus, unidade que é referência no parto de pacientes com gravidez de risco. As melhorias na infraestrutura vão possibilitar a abertura de 19 leitos novos nas alas da UTI Materna e das Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucinca e Ucinco). O investimento é de R$ 1,6 milhão, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Durante a visita, Wilson Lima entregou três leitos da UTI Materna que foram reativados após a recuperação de equipamentos. Com isso, a quantidade de leitos nessa ala subirá de sete para 10, garantindo o seu funcionamento com 100% da capacidade instalada.

Na ocasião, o governador lembrou de quando esteve na maternidade para inspecionar a estrutura da unidade, pela primeira vez, e encontrou uma série de problemas na infraestrutura do local.

“Hoje nós voltamos aqui com a parte elétrica toda reconfigurada, refrigeração já resolvida, e nós estamos em uma parte da Balbina Mestrinho que era esquecida. Aqui nós estamos revitalizando e nos próximos dias nós vamos entregar aproximadamente 20 novos leitos para atender a população do estado do Amazonas”, afirmou Wilson Lima.

Novos investimentos – A ampliação da Balbina Mestrinho faz parte do pacote de ações do programa “Saúde Amazonas”, que está reestruturando e modernizando a saúde no estado. Segundo Wilson Lima, o Governo já programou novos investimentos tanto na Balbina Mestrinho quanto na Maternidade Ana Braga, na zona leste da capital, com recursos na ordem de R$ 10 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Nós estamos fazendo uma reconfiguração dessa rede de assistência à saúde no estado do Amazonas, sobretudo aqui na capital. Estamos fazendo um aporte de recursos, oriundos do BID, aqui na Balbina Mestrinho em um próximo projeto, e também na maternidade Ana Braga”, acrescentou.

Melhorias e serviços – A secretária-executiva do FPS, Kathlen Braz, destacou que a saúde é uma das áreas prioritárias para investimentos do Fundo. Segundo ela, os trabalhos na Balbina Mestrinho vão se refletir em melhorias para toda a sociedade. “Aqui, além de ampliar os leitos, o projeto vai dar melhores condições para as mães, para os bebês e também para os profissionais que trabalham na maternidade”, disse.

O secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, também ressaltou que a readequação na estrutura da maternidade vai permitir a ampliação de serviços. “Nós estamos reformulando e revitalizando a Balbina Mestrinho para ampliar os serviços, que já são feitos de forma muito excelente. Nós estamos ampliando a quantidade de leitos, inclusive para ampliar os serviços tanto no pré-natal quanto após o parto”, frisou.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!