O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta sexta-feira (23) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que seu país continuará apoiando o Brasil e as nações do Sul Global diante de um contexto internacional considerado turbulento, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.
Durante a conversa telefônica, Xi disse que China e Brasil devem reforçar a cooperação bilateral e salvaguardar interesses comuns, além de manter o papel central das Nações Unidas na governança global. O líder chinês afirmou que ambos os países são “forças construtivas” para a paz, estabilidade e reformas no sistema internacional.
O telefonema ocorreu após Lula criticar um ataque dos Estados Unidos à Venezuela em um artigo publicado no The New York Times nesta semana. Ele defendeu que os próprios cidadãos decidam pelo futuro de seu país.
Xi também destacou o progresso da parceria China-Brasil criada desde 2024, com foco em objetivos como desenvolvimento sustentável, cooperação em infraestrutura e estratégia conjunta no Sul Global.
