9 de janeiro de 2026
DestaquesEmpregos e Oportunidades

Yara Lins cria mais de 80 novos cargos comissionados no TCE-AM

foto: Divulgação

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, enviou à Assembleia Legislativa (Aleam), um projeto que cria 84 cargos comissionados na estrutura do tribunal, alguns com salários semelhantes aos de altos postos, como secretário de Estado.

O PL altera a Lei nº 4,743, de dezembro de 2018, que trata do Plano de Cargos e Carreiras Remuneração dos Servidores do TCE-AM.

Entre os novos cargos estão, 40 Assistente (CC-1), sendo 35 de Assistente de Diretoria, 2 de Diretora da Consultoria Técnica e 3 de Diretoria Jurídica. Também foram criados 40 cargos de Assessor (CC-2), sendo 20 para a Presidência, 5 para a Secretaria Geral de Administração, 5 para a Secretaria Geral de Controle Externo, 5 para a Diretoria da Consultoria Técnica, e 5 para a Diretoria Jurídica.

O artigo 4º também cria os postos de Secretário-Geral da Inteligência, Diretor de Projetos Ambientais, Diretor-Adjunto de Comunicação Social e Chefe de Departamento de Relações Institucionais da Presidência. Além dos cargos, a alteração também estabelece gratificações “generosas” para os servidores que chegam a ultrapassar o valor de R$ 6 mil.

No documento, Yara Lins também determina que quase metade dos cargos comissionados de direção, chefia e assessoramento sejam ocupados por servidores permanentes do TCE-AM.

“Ao menos 40% (quarenta por cento) dos cargos comissionados de direção, chefia e assessoramento subordinados a setores das Secretarias-Gerais de Administração e Controle Externo, da Secretaria do Tribunal Pleno e da Secretaria de Tecnologia da Informação, serão ocupados por servidores permanentes do quadro de pessoal do Tribunal de Contas”, diz o documento.

Documento TCE

Leia mais

BBB 26: conheça os candidatos da Casa de Vidro da Região Norte

Matheus Valadares

Mulher é encontrada morta com sinais de violência sexual no Conjunto Manoa

Matheus Valadares

Palmeiras avalia Thiago Almada, mas rejeita valores pedidos pelo Atlético de Madri

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!