A cobrança no sistema de estacionamento rotativo Zona Azul segue suspensa em Manaus até o dia 30 de setembro. A medida vale tanto no Centro da capital quanto no bairro Vieiralves, onde o sistema já estava em funcionamento desde o começo do ano.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, a cobrança no sistema foi decretada no mês de março, por conta da pandemia de Covid-19. A doença já infectou mais de 120 mil pessoas no Estado, até domingo (30).
A suspensão da cobrança no serviço vem sido prorrogada desde março. A Prefeitura cita que a medida se deu pela necessidade do emprego urgente de ações de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da Covid-19.
Atualmente, o serviço oferta 3.323 vagas, sendo 2.694 vagas na área central de Manaus e outras 629 no conjunto Vieiralves, zona Centro-Sul da capital. O serviço é realizado pela empresa Consórcio Amazônia, Tecnologia de Trânsito da Amazônia SPE – Ltda., detentora da outorga do serviço, conforme contrato nº 014/2015 – celebrado com o município de Manaus.